Os Registros são dispositivos instalados em sistemas de tubulação para controlar, seccionar ou bloquear o fluxo de fluidos (água, gás, óleo, etc.). No contexto de sistemas ranhurados ou convencionais, a escolha do registro correto é fundamental para o bom funcionamento da rede.
Aqui estão os principais tipos utilizados e suas funções específicas:
É o modelo mais comum em instalações hidráulicas residenciais e prediais.
Função: Trabalha totalmente aberto ou totalmente fechado (seccionamento). Não deve ser usado para regular a vazão (abrir "só um pouquinho").
Aplicação: Manutenção. É instalado para que, se houver um vazamento, você possa fechar o fluxo e consertar a rede.
Diferente do de gaveta, este é projetado para resistir ao desgaste do uso diário.
Função: Controle e regulagem da vazão.
Aplicação: É o registro que você usa para abrir o chuveiro ou a torneira. Ele permite ajustar a quantidade de água que sai.
Muito utilizado em instalações de gás e ramais de água de alta pressão.
Função: Bloqueio rápido. Com apenas 1/4 de volta, ele interrompe totalmente o fluxo.
Vantagem: É extremamente resistente e possui excelente estanqueidade, mas não permite controle fino de vazão.
Em sistemas que utilizam Conexões Ranhuradas, este é o modelo mais popular.
Função: Bloqueio e controle. Possui um disco que gira 90 graus dentro do tubo.
Destaque: No sistema ranhurado, as válvulas borboleta são muito leves, compactas e fáceis de instalar. Muitas já vêm com monitoramento eletrônico (chave de fluxo) para sistemas de incêndio.
A Ecomfire é uma empresa especializada em produtos para prevenção e combate a incêndios formada por profissionais com mais de 10 anos de experiência na área de elaboração de projetos, aprovação do auto de vistoria do corpo de bombeiros (AVCB) e principalmente na instalação e operação de todos os equipamentos necessários para prevenção e proteção contra incêndios.
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade